Seminários de Doutoramento em Psicologia da FPCE-UC

5 de junho ǁ 15h00 [4.ª feira] Vinicius Coscioni [FPCE-UC] ǁ Projetos de Vida: Uma abordagem teórica e empírica do construto sob uma perspectiva psicológica
5 junho, 2019
Seminários de Doutoramento em Psicologia da FPCE-UC

Presencialmente e na modalidade on-line. Para participar on-line, solicitar senha de acesso para o e-mail seminarios.dout.psi@fpce.uc.pt (até ao dia 3 de junho), indicando nome,profissão e/ou filiação institucional.

Moderador: Professora Doutora Maria Paula Paixão [Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]

O termo “projeto de vida” é recorrentemente utilizado na literatura científica de modo vago, sem definições explícitas, como se houvesse uma ideia pressuposta sobre seu significado. Algumas correntes teóricas trazem concepções mais claras, interessadas sobretudo sobre seus aspectos dialéticos e/ou existenciais. A literatura carece de teorias que busquem compreender “projeto de vida” a partir de uma perspectiva psicológica que enfoque seus processos motivacionais, cognitivos e comportamentais. O objetivo do projeto de pesquisa a ser apresentado é desenvolver uma abordagem teórica e empírica sobre projeto de vida a partir de uma perspectiva psicológica. O primeiro estudo será uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo é identificar as propriedades centrais e métodos de avaliação associados ao termo projetos de vida na literatura científica em Psicologia e áreas afins. O segundo estudo será conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas e tem como objetivo identificar elementos
motivacionais, cognitivos e comportamentais que constituem os projetos de vida de pessoas em diferentes etapas do ciclo vital. O objetivo do terceiro estudo é construir e levantar evidências de validade e fidedignidade de um instrumento que avalie projetos de vida em diferentes etapas do ciclo vital. Ao verificar-se a adequação psicométrica deste instrumento (Escala de Projetos de Vida – EPV), o último estudo da tese identificará a relação entre projetos de vida e variáveis pessoais e contextuais, a saber: idade, gênero, escolaridade, nível socioeconômico, perspectiva temporal de futuro, aspirações, sentido de vida, grit (paixão e perseverança por metas de longo prazo), esperança e sucesso acadêmico. Com os resultados desta pesquisa, pretende-se desenvolver um  conhecimento teórico e empírico sobre projetos de vida em diferentes etapas do ciclo vital, de modo a subsidiar pesquisas e intervenções futuras em diferentes áreas, tais como educação, orientação de carreira e saúde.

Palavras-chave: projetos de vida, processos psicológicos, psicometria, perspectiva temporal de futuro.

mais informação