Ciclo de Conferências do Doutoramento em Ciências da Educação 2022-23

Próximas conferências 12 de maio- 17-20h Edifício 3 da FPCE, com Almerindo Janela Afonso (UM) e Avelino Lima Neto (IFRN)
12 maio, 2023
Ciclo de Conferências do Doutoramento em Ciências da Educação 2022-23

12 de maio- 17-20h Edifício 3 da FPCE

Almerindo Janela Afonso

Reflexões sobre teses e orientações: notas de uma experiência

Sociólogo, Doutor em Educação e Professor (aposentado) da Universidade do Minho, onde lecionou entre 1985-2021. Fez pós-doutoramento no Departamento de Sociologia da Universidade Autónoma de Barcelona. Integrou vários órgãos universitários e foi diretor do mestrado e do doutoramento em Sociologia da Educação e Política Educativa. É membro de diversas associações científicas e de vários conselhos editoriais de revistas académicas nacionais e estrangeiras. Orientou dezenas de dissertações de mestrado, teses de doutoramento e estágios científicos avançados de pós-doutoramento. Foi professor visitante em várias universidades no Brasil, Cabo Verde e Espanha, e Visiting Academic no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação (S. Paulo: Cortez) é o livro mais referenciado, tendo também publicado outros livros e dezenas de capítulos e artigos nos campos da sociologia da educação, das políticas educativas, da avaliação e da accountability em educação. Recebeu o "Prémio Rui Grácio", patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 1999, pela publicação da sua tese de doutoramento. Participou como perito em avaliações externas de cursos de ensino superior, a convite da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Foi membro do Conselho Científico para a Avaliação de Professores (Ministério da Educação), Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e membro do Conselho Nacional de Educação. Atualmente, é membro colaborador do Centro de Investigação em Educação, da Universidade do Minho.

Avelino Lima Neto

Pesquisa em rede: experiências entre Brasil, França e Argentina

Doutor em Ciências da Educação pela Université Paul Valéry - Montpellier III e pela UFRN. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, credenciado aos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Educação (PPGED/UFRN). Foi professor visitante na Universidade Jean Monnet - Saint Étienne (França). É vice-líder do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq), grupo no qual desenvolve pesquisas acerca das relações entre Filosofia e Educação, especialmente sobre os seguintes temas: biopolítica; corpo e subjetividade; estética e educação; sofrimento e vulnerabilidade, nomeadamente na Educação Profissional e Tecnológica em perspetiva comparada (Brasil, Argentina e França). Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN-Brasil