Era Chair CogBooster

projeto financiado pela Comissão Europeia
2 março, 2023

Março marca o início da Era Chair CogBooster, projeto financiado pela Comissão Europeia com o objetivo de criar e sustentar um grupo de investigação extremamente forte na área da Neurociência Cognitiva na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e com isso aproximar o paradigma das Ciências Psicológicas em Portugal ao paradigma que rege as Ciências Psicológicas nos melhores departamentos de Psicologia do Mundo - a Ciência e Neurociência Cognitiva.

O líder do projeto (o "ERA Chair Holder") é Alfonso Caramazza, Professor da Universidade de Harvard, e peça central na Psicologia contemporânea - a sua liderança será essencial para o sucesso do projeto. Alfonso Caramazza ir-se-á juntar à Universidade de Coimbra, durante os 5 anos de duração do projeto, enquanto Professor Convidado. O coordenador do projecto CogBooster é o docente e investigador Jorge Almeida, diretor do Proaction Lab.

Ao abrigo do projeto, serão contratadas/os investigadoras/es para reforçar a área da neurociência cognitiva na Universidade de Coimbra, dando-se especial atenção a grupos minoritários, especialmente mulheres. Os anúncios para estas posições serão lançados em breve.

A Universidade de Coimbra irá ainda acolher, ao abrigo do projeto, diversas atividades anuais de investigação e disseminação, tais como um Seminário anual e um Workshop SAW.

Mantenham-se atentos!