FPCE-UC distinguida com dois prémios na 38ª Conferência Anual da Society for Reproductive and Infant Psychology

Fabiana Monteiro recebeu dois prémios atribuídos pela Society for Reproductive and Infant Psychology, na 38ª Conferência Anual desta Sociedade (Lodz, Polónia, setembro 2018).
18 setembro, 2018
Fabiana Monteiro

A estudante de doutoramento em Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), Fabiana Monteiro, foi galardoada com o Prémio de Melhor Poster e Melhor Apresentação Flash. A distinção teve lugar durante a 38º Conferência Anual da Society for Reproductive and Infant Psychology, com o trabalho intitulado “What protects at-risk postpartum women from developing depressive and anxiety symptoms? The role of acceptance-focused processes and self-compassion”, desenvolvido em coautoria com Ana Fonseca, Marco Pereira, Stephanie Alves e Maria Cristina Canavarro.

Fabiana Monteiro é membro da equipa de investigadores do Grupo de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde (RD&S) do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). Este trabalho decorre no âmbito do seu projeto de doutoramento, financiado por uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), sob orientação da Professora Doutora Maria Cristina Canavarro (FPCE-UC), da Doutora Ana Fonseca (FPCE-UC) e do Doutor Marco Pereira (FPCE-UC).

O objetivo deste trabalho foi analisar as diferenças entre mulheres em risco no período pós-parto que apresentam sintomas de depressão e ansiedade e mulheres que não apresentam estes sintomas relativamente a variáveis focadas na aceitação e autocompaixão, bem como identificar os fatores que se associam a uma menor probabilidade de apresentar sintomas de depressão e ansiedade na presença de risco para depressão pós-parto.