FPCE-UC distinguida com dois prémios na 38ª Conferência Anual da Society for Reproductive and Infant Psychology
A estudante de doutoramento em Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), Fabiana Monteiro, foi galardoada com o Prémio de Melhor Poster e Melhor Apresentação Flash. A distinção teve lugar durante a 38º Conferência Anual da Society for Reproductive and Infant Psychology, com o trabalho intitulado “What protects at-risk postpartum women from developing depressive and anxiety symptoms? The role of acceptance-focused processes and self-compassion”, desenvolvido em coautoria com Ana Fonseca, Marco Pereira, Stephanie Alves e Maria Cristina Canavarro.
Fabiana Monteiro é membro da equipa de investigadores do Grupo de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde (RD&S) do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). Este trabalho decorre no âmbito do seu projeto de doutoramento, financiado por uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), sob orientação da Professora Doutora Maria Cristina Canavarro (FPCE-UC), da Doutora Ana Fonseca (FPCE-UC) e do Doutor Marco Pereira (FPCE-UC).
O objetivo deste trabalho foi analisar as diferenças entre mulheres em risco no período pós-parto que apresentam sintomas de depressão e ansiedade e mulheres que não apresentam estes sintomas relativamente a variáveis focadas na aceitação e autocompaixão, bem como identificar os fatores que se associam a uma menor probabilidade de apresentar sintomas de depressão e ansiedade na presença de risco para depressão pós-parto.