17 março, 2021

O Projeto “Beyond The Limits: Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools” (2020-1-TR01-KA203-093989 ), que envolve os professores Carlos Sousa Reis, Albertina Oliveira , Teresa Pessôa, António Ferreira, e a Mestranda Diana Pinto, todos da FPCEUC, teve início em 2020-12-01 e decorrerá durante 32 meses. O Projeto integra os seguintes parceiros: Sakarya University, Turquia; LIEPAJAS UNIVERSITATE, Latvia; University of Granada Spain; CENTRO STUDI CULTURA SVILUPPO ASSOCIAZIONE, Italia; UNIVERSITATEA AGORA, Roménia; UNIVERSIDADE DE COIMBRA, Portugal; DE MONTFORT UNIVERSITY, Reino Unido; UNIVERSITA DEGLI STUDI DI PADOVA, Italy.

Através deste projeto, pretende-se desenvolver a criatividade e as competências empreendedoras dos alunos e dos seus professores através de atividades educacionais adequadas. “Beyond the Limits” propõe-se tomar a criatividade como competência axial dos desafios das sociedades contemporâneas, no âmbito do crescimento pessoal, cultural, económico e social, em particular quando se trata da liderança e do empreendedorismo, nas suas múltiplas aceções. Em consequência, planeia-se incentivar as instituições educacionais a darem maior importância à educação para o empreendedorismo e à organização de atividades a este relativo para motivar os jovens a desenvolverem as suas potencialidades. Isto implica um meio educativo rico em atividades criativas e inovadoras e acreditamos que os “ERASMUS Intensive Programmes” são configurações muito relevantes para alcançar tal dinâmica, por meio de uma abordagem curricular intercultural e multidisciplinar, convocando vários intervenientes de diferentes áreas temáticas.

O Projeto visa explicitar os conceitos de criatividade, inovação e empreendedorismo, a par de promover o desenvolvimento de competências de criatividade sustentadoras da liderança e do empreendedorismo. Em particular, importa dar continuidade à afirmação do modelo progressivo de educação para o empreendedorismo na formação inicial de professores e em toda a extensão do ensino superior. Prevê-se que as TICs sejam, estrategicamente, integradas nos processos de ensino e de aprendizagem, para garantir a promoção de uma cultura de criatividade e de empreendedorismo. Seja por meio de práticas em sala de aula, seja por via de práticas de educação “online”. O enquadramento geral do projeto ancora-se no sistema de valores comunitários e nos objetivos para um desenvolvimento sustentável, em que se busca articular as Artes e Humanidades com a Cultura Científica e Tecnológica.

No que diz respeito, às tarefas atribuídas ao grupo da UC, será já apresentada esta semana o relatório “NEEDS ANALYSIS RESEARCH ON THE CREATIVITY AND ENTREPRENEURSHIP COMPETENCE FRAMEWORK”.