Intensive Programme for Learners - "Beyond the Limits: Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools"

3 fevereiro, 2022

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (fpceuc) esteve presente no 1.º Erasmus Intensive Programme for Learners, organizado pela Universidade de Sakarya (SAU), na Turquia, no âmbito do Projeto Europeu "Beyond the Limits: Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools" (2020-1-TR01-KA203-093989). Entre 17 a 28 de janeiro de 2022, ocorreu em regime online e de 24 a 30, em regime presencial, na SAU, Adapazari, Turquia. Participaram 45 pessoas, de 3 a 6 estudantes e 2 professores, por instituição, nomeadamente da Universidade de Agora, Universidade de Coimbra, Universidade de Degli Studi Di Padova, Universidade de Granada, Universidade da Liepaja, Universidade de Montfort e, a anfitriã, Universidade de Sakarya. Todos foram chamados a produzir contributos no âmbito da criatividade e do empreendedorismo, partilhando abertamente, de modo crítico, os seus conhecimentos e experiências. A FPCEUC fez-se representar com dois professores e 6 alunas de LCE e MCE.

Destinado a estudantes do ensino superior, este IP teve como objetivo estimular o potencial de criatividade dos participantes e inspirá-los a usar a sua criatividade na sua vida futura. O Programa foi constituído por palestras, “workshops” e práticas sociais com vista a promover a criatividade e a interculturalidade. Os professores, de cada universidade parceira, apresentaram comunicações, tendo organizado “workshops”, que os alunos desenvolveram em modo de supervisão, tendo complementarmente, os estudantes, elaborado de modo autónomo supervisionado apresentações culturais sobre o país e a universidade de origem. Deste evento, resultaram outputs de elevada qualidade, que serão divulgados na página web do Projeto e mediante publicações.