Falecimento Prof. Doutor Eduardo Santos

16 janeiro, 2023

Faleceu no dia 16 de janeiro de 2023 Eduardo João Ribeiro dos Santos. Nascido em Coimbra em 1956, pertenceu ao grupo dos primeiros docentes contratados a partir de antigos alunos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC). Foi, igualmente, membro fundador do Núcleo de Orientação Escolar e Profissional (NOEP) da FPCE-UC, tendo assumido funções em diferentes órgãos de gestão da FPCE-UC.

Psicólogo, professor associado com agregação, desde 2009, desenvolveu colaborações com outras instituições de ensino e investigação nacionais e internacionais, tendo, entre outros, sido Adjunct Professor do Department of Educacional and Counseling Psychology, School of Education, State University of New York, at Albany, USA. Em 2011, foi nomeado Professor Emérito da Universidade de Santa Cecília, Santos, SP, Brasil. Na FPCE-UC, desenvolveu atividade docentes, nas áreas científicas da Psicologia, das Ciências da Educação e do Serviço Social, em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Recebeu, ao longo da sua carreira, diversos prémios e distinções nacionais e internacionais, sendo autor de vários livros e de mais de uma centena de publicações em livros e revistas indexadas da especialidade (Psicologia do Aconselhamento e da Formação e Orientação ao Longo da Vida), tendo uma intensa atividade científica e pedagógica através da participação/organização em várias centenas de eventos, no país e no estrangeiro, a par de uma extensa carreira docente. Era detentor de uma vasta experiência como editor e membro de conselhos editoriais de revistas indexadas. Entre outras funções editoriais, era Editor-in-Chief Journal of Psychiatry and Behaviour Therapy.

Foi Coordenador Científico da unidade I&D Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social (IPCDHS), da FPCE-UC, desde 2005, tendo liderado vários projetos de investigação científica. Durante toda a sua carreira, teve sempre um forte envolvimento na formação pós-graduada, presente através de inúmeras orientações de teses de mestrado e doutoramento, bem como na participação em júris em vários países. Atualmente, era Coordenador do Programa de Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação (com Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa).

A par destas atividades procurou sempre um envolvimento ativo, adotando uma abordagem interdisciplinar, em atividades de transferência de conhecimento e de pareceria com a comunidade, participando em diversos órgãos de gestão de entidades sem fins lucrativos, nomeadamente em questões do foro social, como a Associação ReCriar Caminhos (Apoio ao Desenvolvimento Vocacional, Formação e Inclusão de Pessoas com Esquizofrenia), onde integrou os seus Órgãos Sociais fundadores na qualidade de Vice-Presidente da Direção, ou ainda na Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)Acolhidos (PAJE).

O seu foco de interesse atual reportava-se às questões inerentes aos processos de mudança em contextos de transição biotecnopsicossocial, especificamente, no que se refere a novas formas de subjetivação.

O Prof. Doutor Eduardo Santos marcou fortemente a comunidade da FPCE-UC, docentes, estudantes, alumni e técnicos, tendo participado ativamente em todos os momentos mais significativos que marcaram esta instituição. Grande apreciador e incentivador de diferentes formas de convívio institucional, mantendo uma relação calorosa, deixa saudades institucionais e pessoais a quem com ele privava.

À Família, a comunidade da FPCE-UC apresenta os seus sentidos pêsames.

O velório terá lugar na Capela mortuária nova da Igreja São José, a partir das 11h até às 16h, seguindo para o Complexo Municipal de Coimbra, em Taveiro, com cremação às 17h, não presencial.