Programa de simulação pedagógica em educação e ensino

9 outubro, 2020

A Universidade de Coimbra, por iniciativa do Prof. Doutor Nicolau Vasconcelos Raposo, acompanhou outras instituições de ensino superior do país, com responsabilidades na formação de professores, na introdução da videoformação como estratégia de preparação para a docência.

Desde a implementação de um Laboratório de Microensino na Faculdade de Ciências e Tecnologia há quatro décadas, esta universidade, sobretudo no contexto da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, tem vindo a desenvolver programas formativos diversos assentes na análise de práticas educativas.

O "Programa de simulação pedagógica em educação e ensino" é a mais recente destas iniciativas. Numa perspetiva de investigação-ação, e com abrangência internacional, é guiado por dois objetivos:

1. implementar processos formativos destinados à aquisição e consolidação de modos de pensar e agir que marcam a profissionalidade;
  2. recolher dados que permitam uma compreensão aprofundada dos mencionados processos formativos e uma reflexão sobre os mesmos.