Em Portugal, a tradução, implementação e investigação com os Programas Anos Incríveis iniciou-se em 2003 e, desde então, têm sido desenvolvidos vários trabalhos no Norte e Centro do país, essencialmente com os programas para Pais e para Educadores/Professores.
Projetos de investigação
O primeiro estudo com o Programa Básico para pais decorreu em 2008-2009, foi financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência e dinamizado pelo Grupo Aprender em Festa (Gouveia). Um dos objetivos deste estudo consistiu em avaliar a eficácia da implementação do programa Anos Incríveis para pais numa comunidade de famílias socioeconomicamente desfavorecidas.
Entre 2009 e 2013 foi desenvolvido outro estudo, financiado pela FCT (PTDC/PSI-PED/102556/2008), cujo objetivo foi avaliar a eficácia do programa básico para pais, quando aplicado isoladamente ou associado ao programa para educadores, na prevenção e intervenção precoces em famílias de crianças em idade pré-escolar com problemas de comportamento.
Um estudo realizado no contexto de um doutoramento (Silva, 2013) avaliou a adequação do programa básico para pais na promoção das aptidões profissionais e redução dos problemas de comportamento de crianças em instituições de acolhimento. Uma outra investigação realizada também no âmbito de um doutoramento (Vale, 2012) teve como objetivo avaliar a eficácia do programa TCM no contexto do 1º ciclo do ensino básico (crianças de idade escolar, com e sem necessidades educativas especiais).
Estes estudos que recorreram a programas Anos Incríveis como forma de intervenção em Portugal foram divulgados através de diversas publicações.
Formação e implementação
O primeiro workshop de formação de líderes no programa Anos Incríveis para pais ocorreu em outubro de 2003 e, deste então, foram realizados 8 workshops de formação em Portugal (cerca de 200 técnicos formados). Os primeiros grupos de pais Anos Incríveis foram implementados em 2007 e 2008, maioritariamente em jardins-de-infância e envolvendo pais de crianças sem qualquer fator de risco identificado. Desde então foram dinamizadas dezenas de grupos de pais com o programa AI, no Centro e Norte do país, no âmbito de investigações e, igualmente, em contextos clínicos.
O primeiro workshop de formação de líderes do programa Anos Incríveis para educadores/professores ocorreu em 2015, no âmbito do atual projeto, e formou 25 técnicos. No entanto desde 2009 já foram implementados 6 grupos de educadores no Centro e Norte do país (mais de 100 educadores já tiveram formação no programa) dinamizados por dois líderes portugueses que obtiveram a formação no Reino Unido.