Neuropediatria do CHUC/FMUC coloca Portugal no topo
O ensaio clínico NEOS, que compara a utilização de fingolimod, siponimod e ofatumumab no tratamento da esclerose múltipla de início em idade pediátrica, decorre em dois centros portugueses.
Em menos de 6 meses, o Hospital Pediátrico do CHUC, e em particular, a equipa de Neuropediatria, liderada por Filipe Palavra, docente da FMUC e investigador principal do Centro, conseguiu ultrapassar o seu compromisso de recrutamento (acompanha atualmente 75% dos doentes portugueses que participam no ensaio clínico), colocando Portugal no grupo de 3 países com melhor desempenho no estudo, a nível mundial. O coordenador nacional do estudo, Filipa Palavra explica que é um feito importante, pois projeta o nome de Portugal internacionalmente e coloca-nos na rota dos grandes estudos clínicos, que permitem aceder à inovação terapêutica de forma mais rápida. E esta é uma área do conhecimento onde é mesmo importante que haja inovação.
A esclerose múltipla é uma doença desmielinizante do sistema nervoso central e, apesar de ser normalmente diagnosticada no jovem adulto, pode começar em idade pediátrica (<18 anos), tal como se verifica em 3-5% dos casos.