Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Estudante de Doutoramento da FMUC ganha Bolsa D. Manuel de Mello

29 abril, 2020
Miguel Bajouco
Miguel Bajouco

No âmbito do seu Doutoramento em Ciências da Saúde na FMUC, Miguel Bajouco, docente e médico psiquiatra, foi distinguido com a Bolsa D. Manuel de Mello, no valor de 50 mil euros, pela sua investigação para melhorar o tratamento de psicoses, aliando técnicas de neuroimagem com inteligência artificial.

O projeto de investigação premiado  “Neuroimagem multimodal no Primeiro Episódio Psicótico: a procura por biomarcadores de resposta ao tratamento” tem como objetivo melhorar o prognóstico e a qualidade de vida das pessoas que sofrem de doenças mentais graves, como a esquizofrenia, que afetam 23.6 milhões de pessoas a nível mundial. Esta é uma área na qual se têm verificado, nas últimas décadas, avanços importantes ao nível do tratamento, mantendo-se no entanto um grande obstáculo, o facto de a resposta dos doentes às terapêuticas ser muito distinta de caso para caso. Esta é uma situação que cria dificuldades e demora na identificação do tratamento adequado para cada paciente, o que traz impactos negativos ao estado clínico e funcional dos mesmos. 

O projeto liderado por Miguel Bajouco pretende investigar, através de métodos de Inteligência Artificial e de técnicas de neuroimagem, como a Ressonância Magnética e a PET (Tomografia por Emissão de Positrões), as diferenças na conetividade e química do cérebro dos doentes, desde o primeiro episódio da doença, por forma a identificar biomarcadores que poderão indicar precocemente o tratamento mais adequado e personalizado para cada doente, contribuindo, assim, para a melhoria do prognóstico e qualidade de vida de quem sofre destas doenças.

Desenvolvido por uma equipa de investigadores do CIBIT - Coimbra Institute of Biomedical Imaging and Translational Research, da Universidade de Coimbra e do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o projeto conta com a coordenação dos Professores Miguel Castelo-Branco e António Macedo da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Salvador de Mello, presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde, considera que a Bolsa D. Manuel de Mello é “um incentivo à investigação e ao desenvolvimento de melhores práticas clínicas ao serviço dos doentes”. E acrescenta que: “Promover a excelência em saúde passa também por criar uma maior proximidade entre o meio académico e as instituições de saúde. 

(Comunicação da Mello Saúde)

A cerimónia de entrega do Prémio decorreu esta manhã, num webinar que contou com a apresentação do projeto de investigação vencedor e com a intervenção dos seguintes oradores:

António Rendas, Presidente do Júri da Bolsa D. Mauel de Mello

Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da FMUC

Miguel Bajouco, Professor e Investigador da FMUC

José Quintas, Secretário-Geral da Fundação Amélia de Mello

Salvador de Mello, Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde