Professor Joaquim Murta eleito para a mais prestigiada Sociedade Científica de Oftalmologia
A Academia Ophthalmologica Internationalis (AOI), a mais prestigiada das sociedades científicas de oftalmologia do mundo, elegeu o Professor da FMUC e médico oftalmologista, Joaquim Murta, como membro efectivo.
Esta organização, que conta com 100 oftalmologistas de 33 Países, tem como objectivo promover e desenvolver a excelência em educação, investigação e serviço médico comunitário em todo o mundo para preservar a visão e combater a cegueira. Para se chegar a membro efetivo da AOI, é necessário ter-se um currículo com o mínimo de 15 anos de prática clínica ou de investigação e publicados pelo menos 100 trabalhos científicos.
Joaquim Murta é Professor Catedrático e ex- Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Diretor do Centro Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Coordenador da Unidade de Oftalmologia de Coimbra. É especialista em córnea, cirurgia refractiva, cirurgia de catarata e do segmento anterior do globo ocular e oftalmologia pediátrica.
Estima-se que existam 36 milhões de pessoas cegas em todo mundo e 270 milhões tenham dificuldades acentuadas de visão. Para fazer face a este problema, a AOI elaborou, em conjunto com o International Council of Ophthalmology (ICO), organizações de prestações de cuidados de saúde visual e a indústria, um plano estratégico internacional em oftalmologia para planear, tratar e preservar a visão - “Vision for the Future” -, apoiado pela Organização Mundial de Saúde e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira.