Faculdade de Medicina arrecada três prémios no Congresso Anual da Ordem dos Médicos Dentistas
No trabalho Protecção pulpar direta: qual é a terapêutica mais efectiva? – revisão sistemática e meta-análise, os autores Anabela Paula, Mafalda Laranjo, Carlos Miguel Marto, Siri Paulo, Ana Abrantes, João Casalta-Lopes, Manuel Marques Ferreira, Maria Filomena Botelho e Eunice Carrilho (docentes da FMUC e investigadores do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra) estudaram a eficácia dos biomateriais e das técnicas preconizadas nas terapêuticas de proteção pulpar direta para proteção do tecido pulpar exposto. O estudo teve a colaboração de Helena Donato, diretora do Serviço de Documentação dos Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Eunice Carrilho, Anabela Paula e Manuel Marques FerreiraPor sua vez, Tratamento regenerativo da peri-implantite com xenoenxerto e L-PRF, trabalho de Orlando Martins e Sérgio Matos, docentes da FMUC, apresenta uma nova e inovadora técnica cirúrgica para a resolução da peri-implantite (infeção em torno dos implantes com perda de tecido ósseo).
Orlando Martins e Sérgio MatosPor fim, o poster Distração Osteogénica-Caso Clínico, apresentado por Margarida Bastos Lopes, sob a coordenação do professor Francisco do Vale, relata a utilização de uma técnica ortodôntico-cirúrgica inovadora para tratamento de pacientes portadores de síndromes crânio-faciais e fendas lábio-palatinas, que está a ser desenvolvida e aplicada pela Pós-Graduação em Ortodontia da FMUC em conjunto com o Serviço de Cirurgia Maxilo-Facial do CHUC. Os autores deste trabalho foram os alunos Margarida Bastos Lopes e António Bettencourt Lucas, a médica Sandra Ferreira, do CHUC, e os docentes Ana Roseiro, Inês Francisco e Francisco do Vale.
Inês Francisco, Patrícia Quaresma, Adriana Guimarães, Francisco do Vale, Margarida Lopes, António Bettencourt, Adriana Sobral e Ana Roseiro