Apresentação de Investigações Desenvolvidas por Docentes da Faculdade de Farmácia
"Há, pelo menos, um aspeto importante que a pandemia nos trouxe: Os cidadãos comuns descobriram, alguns pela primeira vez, a importância da Ciência e dos Cientistas, a ponto do jornal “Diário as Beiras”, para além das notícias que vem publicando ocasionalmente sobre o assunto, ter assumido uma rubrica semanal a que deu o título “Investigando na UC”. Certamente que tem cada vez mais leitores interessados...
A Faculdade de Farmácia, a exemplo das demais, tem vindo a dar a sua contribuição, cabendo hoje às Doutoras Alexandrina Mendes e Bárbara Rocha dar conta de dois temas sobejamente importantes.
No caso da Doutora Alexandrina Mendes é-nos apresentada a contribuição da inflamação crónica de baixa intensidade para o desenvolvimento de doenças associadas ao envelhecimento, com um foco especial na “artrose ou reumático”. Como sabemos, a osteoartrite é uma doença que destrói as articulações, causando dor e limitação na mobilidade. A cura ainda não existe e quando se consegue aliviar a dor sem efeitos adversos, o doente, em regra idoso, fica bastante agradecido. O trabalho é promissor e esperamos que a descoberta de novos fármacos venha a atingir os seus objetivos.
A Doutora Bárbara Rocha, pelo seu lado, faz o estudo das dietas ricas em vegetais na diminuição dos efeitos não desejáveis resultantes da toma de antibióticos, muito especialmente daqueles que afetam o nosso microbiota ou seja, dos milhões de microorganismos que vivem connosco no nosso trato gastrointestinal e de quem, cada vez mais, sabemos quão importante é manter seu equilíbrio.
Na descoberta de novos fármacos ou na proteção dos que sabemos eficazes e eficientes, a FFUC vai continuando a trilhar o seu caminho na área da Investigação e do Desenvolvimento."
Fernando Ramos, Diretor da FFUC
Diário As Beiras, 25/05/2022
Na busca de soluções para o tratamento da artrose ou reumático
Prof.ª Doutora Alexandrina Ferreira Mendes
Procurando soluções para um melhor ‘microbiota’ intestinal
Prof.ª Doutora Bárbara Rocha