Apresentação de Investigações Desenvolvidas por Docentes da Faculdade de Farmácia
"O bom desempenho que tem sido obtido pelos Professores/Investigadores da FFUC no domínio da Investigação Científica, expresso pelo número de publicações, patentes, projetos e prémios que anualmente enriquecem a atividade científica da Faculdade, é bem conhecido.
Hoje, damos destaque a dois Professores: Rui Barbosa e Alcino Leitão.
No caso do Doutor Rui Barbosa, a investigação assenta sobretudo em metodologias bioanalíticas que têm como principal objetivo o desenvolvimento de sensores químicos e biossensores baseados em microeléctrodos que podem ser implantados no cérebro.
Com estas ferramentas visa-se implementar plataformas de investigação pré-clínica, bem como o desenvolvimento de neurotecnologias que facilitem o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz das doenças e distúrbios do cérebro.
Já o Doutor Alcino Leitão desenvolve a sua investigação na área da Química Farmacêutica, particularmente na área dos compostos análogos dos estrogénios, hormonas importantes no desenvolvimento e função dos sistemas mamário e reprodutivo feminino, que desempenham um papel vital em certas patologias, da infertilidade à osteoporose, do cancro às doenças cardiovasculares. Também as doenças associadas ao envelhecimento têm merecido a sua atenção, nomeadamente no desenvolvimento de novas entidades químicas visando o incremento das propriedades farmacológicas e farmacocinéticas, a partir de produtos naturais de atividade conhecida.
Ontem, como hoje, mas sobretudo amanhã, é importante que a ciência e a investigação que se produzem na FFUC continuem a ter impacto na sociedade."
Fernando Ramos, Diretor da FFUC
Diário As Beiras de dia 24/11
Melhorar condições de diagnóstico e terapêutica de distúrbios neuronais
Prof. Doutor Rui Barbosa
Modificação estrutural de compostos lead: aplicação no cancro da mama e na inflamação
Prof. Doutor Alcino Leitão