A escolha segura
E agora? Que curso vou escolher? E em que Escola? Devem ser estas as perguntas que as/os pré-universitárias/as têm mais tempo na cabeça, neste período de candidatura ao Ensino Superior.
Se te puder ajudar, o meu conselho passa por escolheres a Universidade de Coimbra. Nesta instituição, onde a cultura humanista é uma marca indelével, terás a oportunidade de aprender com professores, investigadores e outros profissionais de sucesso, incluindo os teus futuros colegas. Vais conhecer e trabalhar de perto com empresas e organizações nacionais e internacionais, qualquer que seja a tua área de interesse. Aqui chegados, se a tua área de interesse é a Saúde numa perspetiva global e verdadeiramente holística, então eu digo-te: A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) é a tua escolha segura. O curso deixo à tua consideração e gosto pessoal. Nesta fase tens 3 hipóteses: O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), a Licenciatura em Ciências Bioanalíticas (LCB) e a Licenciatura em Farmácia Biomédica (LFB).
O MICF, que dá acesso à profissão de Farmacêutico/a, é o principal curso da FFUC, para além das unidades curriculares transversais durante os primeiros anos do curso, apresenta depois outras mais específicas na parte final em que os alunos podem já selecionar o seu percurso para áreas com que tenham maior afinidade profissional como a Farmácia Comunitária, Hospitalar, Análises, Indústria Farmacêutica, Distribuição Farmacêutica, Assuntos Regulamentares, Marketing, Investigação, entre outras. O MICF termina com um estágio semestral, obrigatoriamente em Farmácia Comunitária e/ou Hospitalar oferecendo ainda a FFUC a possibilidade de estágio complementar em outras áreas do medicamento.
A LFB é um curso pioneiro e inovador em Portugal e, mesmo, a nível europeu já que prepara para desenvolver atividade profissional em áreas como ensaios clínicos, investigação biomédica, indústria farmacêutica, entre outras, sendo uma licenciatura que dá resposta às novas e emergentes áreas no setor farmacêutico.
Já a LCB situa-se na fronteira entre a biologia e a química, com uma componente de biotecnologia analítica atual, prevendo e antecipando o seu desenvolvimento futuro. Conduz à formação de Bioanalistas, uma nova profissão que tem lugar tanto em laboratórios de instituições públicas, privadas ou sociais, em ramos com as análises clínicas, alimentares, toxicológicas, forenses ou ambientais.
Acresce que ambas as Licenciaturas permitem depois o acesso a Mestrados específicos, consoante a área em que se pretenda formação especializada.
Por último, espero ver-te no próximo dia 19 de Setembro na FFUC
Fernando Ramos
Diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
Diário as Beiras