Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação da FCTUC chega a Macau
Primeiro o Brasil, agora Macau. O Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação (PDCTI), ministrado no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), chega a Macau este ano letivo. A sessão inaugural vai decorrer no dia 14 de outubro.
Com três dezenas de estudantes matriculados nesta edição, mais de metade estrangeiros, o PDCTI procura explorar as oportunidades que a diversidade de espaços interdisciplinares em que a Computação e a Informática assumem um papel de relevo proporciona para a realização de projetos de investigação de elevado potencial científico e grande impacto. O plano doutoral está enquadrado pelo Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), que fornece um ambiente propício à integração dos estudantes em equipas de investigação e correspondentes redes internacionais de conhecimento.
O alargamento a Macau representa mais um passo sólido na política de internacionalização da FCTUC, «gerando uma presença frequente dos docentes do DEI em Macau, com foco na investigação científica. Acreditamos no grande potencial do PDCTI em Macau, pois permite o acesso ao nosso programa doutoral de estudantes do território de Macau e da China», afirmam os coordenadores do programa doutoral, Henrique Madeira e Luís Paquete.
Os estudantes irão desenvolver a sua investigação no CISUC, centro que obteve classificação de “Excelente” na última avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), «reforçando a imagem de investigação científica de alta qualidade e de nível internacional que o CISUC já tinha. O número de projetos financiados neste centro cresceu nos últimos anos, especialmente no que toca a projetos europeus, o que representa mais e melhores oportunidades de investigação ao mais alto nível internacional para os novos doutorandos», notam os docentes dos DEI.
A chegada do Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Informação da FCTUC ao Brasil e a Macau resulta de parcerias estabelecidas entre a Universidade de Coimbra, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Politécnico de Macau.
Cristina Pinto
Assessoria de Imprensa FCTUC