Tocatì 2023

12 outubro, 2023

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação da Universidade de Coimbra representada pela Profª. Doutora Ana Rosa Jaqueira e o Prof. Doutor Artur Romão Pereira, acompanhados com o investigador Prof. Doutor Paulo Coêlho e pela Federação Portuguesa de Jogo Tradicionais, integrou uma comitiva de 100 pessoas na representação de Portugal no evento "Tocatì 2023" (https://tocati.it/), na cidade de Verona – Itália. Portugal foi o país convidado de honra desta iniciativa, organizada pela Associazione Giochi Antichi (AGA). Além de expressões tradicionais declaradas patrimônio da Humanidade pela UNESCO presentes, tais como o Fado, o Cante Alentejano, e o próprio jogo tradicional, foi feita a demonstração do Jogo do Beto, a Corrida de Cântaros, a Luta do Pau, a Luta da Galhofa, o Jogo da Bola e do Pau, e o ainda o Jogo da Malha que tiveram momentos de prática e ensino, e ainda tivemos a participação no Torneio de S-cianco (Bilharda). A acompanhar os docentes tiveram estudantes do 1º ciclo de estudos Diogo Silva, Maria Manuela Simões, Luziana Graça, Danilo Horobets, e Maria Beatriz e de 2º ciclo Rodolfo Lourenço e Rodrigo Cruz.