O exercício físico tem impacto na função cerebral? A FCDEFUC investiga!
A FCDEFUC integra uma equipa multidisciplinar, na pessoa da docente e investigadora Ana Maria Teixeira, que pretende investigar o impacto do exercício físico na função e cognição cerebral.
“Estudo dos efeitos do exercício regular no cérebro e em biomarcadores de neuroinflamação e neurogénese” é o mote para uma investigação que tem como objetivo perceber que tipo de programa de exercício físico oferece maiores benefícios para o cérebro e quais as alterações cerebrais resultantes deste tipo de atividades.
Para este estudo procuram-se voluntários entre os 55 e 75 anos de idade para um programa de 12 semanas de treino, com duas sessões semanais de 45minutos cada.
Inscrições através do e-mail mjribeiro@fmed.uc.pt, do telemóvel 915 234 593 ou do formulário https://voluntarios.cibit.uc.pt/
Excluídos deste programa ficam os indivíduos portadores de problemas de saúde que impeçam a prática de exercício físico, histórico de doenças cardiovasculares, neurológicas ou psiquiátricas, indivíduos que tenham sofrido traumatismo craniano ou consumam substâncias psicoativas como ansiolíticos, antidepressivos, etc.