MESTRADO EM ESTUDOS CURATORIAIS - Acreditação plena A3ES - Experiências Curatoriais nacionais e internacionais, candidaturas 1 a 13 de Set.
O Conselho de Administração da A3ES conferiu acreditação por mais seis anos ao ciclo de estudos do Mestrado em Estudos Curatoriais.
O QUE NOS DISTINGUE
. Pedagogias ativas assentes na dinâmica problem-oriented project-based learning
. O Laboratório de Curadoria: um espaço ensaístico para a prática curatorial em contexto formativo.
. Parceria com o Venice Curatorial Course – International Curatorial Program (http://venicecuratorialcourse.com/home/) que permitirá a circulação de docentes e professores, assim como a realização de projetos curatoriais conjuntos
. Protocolo com a BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA ANOZERO, no âmbito do qual, os estudantes do Mestrado em Estudos Curatorais desenvolvem um projeto curatorial (da produção, comunicação e edição à mediação). (https://youtu.be/MyU_IupZflA)
. Parceria com a plataforma de crítica e arte contemporânea "UmbigoLab" (https://umbigomagazine.com/.../o-colegio-das-artes-da.../) na qual os estudantes desenvolvem projetos curatoriais exibidos regularmente em formato digital no respetivo site.
No contexto desta parceria, está projetada a realização de uma exposição anual no Museu Nacional de Arte Contemporânea na Galeria Millenium bcp com curadoria dos estudantes do Mestrado em Estudos Curatorais. (https://colegiodasartesexposicoes.pt/.../no-sonho-do...)
. Parceria editorial com a revista de arte contemporânea "Umbigo" possibilitando aos estudantes a publicação de ensaios críticos. (https://umbigomagazine.com/.../english-umbigo-online.../)
. Implementação de uma vasta rede de parcerias regionais (Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Teatro Académico Gil Vicente, Centro de Arte Contemporânea de Coimbra), nacionais e contactos internacionais.
. Realização de workshops, seminários, conferências, com artistas, curadores e autores de áreas de ação transdisciplinar.