Sítios paleontológicos do Cretácico de Portugal e Espanha: estratégias e atividades para educação fora da escola num contexto de cooperação ibérica

21 fevereiro, 2022

Imagine viajar mais de 65 milhões de anos no passado, descobrindo uma terra onde dinossauros, répteis voadores, plantas gigantescas e outra flora e fauna extraordinárias habitavam a Península Ibérica e os seus mares. Com o suporte do CITEUC, da Universidade de Coimbra e da FCT, está a ser desenvolvido um projecto científico e educativo para todos, num contexto de cooperação ibérica com a Universidade de Alcalá, centrado na aprendizagem das Ciências da Terra em ambiente de outdoor, informal, exterior à escola. Nele se exploram locais com afloramentos ricos de rochas e fósseis deste importante intervalo da história da Terra – o Período Cretácico. Com esta iniciativa espera-se a realização de publicações, de ações de campo e a criação de centros de divulgação em Portugal e Espanha, mostrando a importância da literacia científica e da conservação do Património Natural, em consonância com os currículos do ensino básico e secundário. Com esta iniciativa será também favorecido o Geoturismo sustentável e o desenvolvimento socioeconómico das zonas rurais, esperando-se um retorno científico e educativo para a Universidade de Coimbra, que contribua para a captação de mais alunos.