Faculdades da Universidade de Coimbra disponibilizam milhares de ebooks das áreas de Humanidades e Ciências Sociais.

30 junho, 2021

Na continuidade de outras cooperações, as Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação, de Direito, de Economia e de Letras da Universidade de Coimbra entenderam que se estava num momento de apostar na ampliação da sua já grande oferta de bibliografia por via digital. Se já disponibilizavam milhares de títulos ao público da UC através das bases de dados, com a pandemia provocada pelo SARS- CoV-2, que obriga muito mais ao estudo e ao trabalho em casa, as referidas Faculdades quiseram aliar esforços para possibilitar uma oferta de uma ampla gama de e-books, que poderão ser utilizados tanto pelos estudantes como pelos docentes e investigadores através dos seus computadores.

Assim, desde o início deste ano, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, a Faculdade de Direito, a Faculdade de Economia e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra colocam à disposição das suas comunidades e-books da Cambridge University Press - Coleção Humanities and Social Sciences [HSS], que abordam assuntos como: Psicologia, Educação, História, Política e relações internacionais, Literatura, Filosofia, Direito, Economia, Religião, Sociologia, Linguagem e Linguística, Estudo clássicos, Antropologia, Música, Arqueologia e Gestão. Fica também disponível o acesso às coleções de e-books da plataforma de livros eletrónicos da Oxford University Press – Oxford Scholarship Online – coleção Law e coleção Business and Management disponibilizado pela Faculdade de Direito.

Acentue-se que as coleções são dinâmicas e, por isso, haverá a possibilidade de se ter acesso mesmo aos livros que forem sendo editados até dezembro de 2021.

Assim sendo, ao longo deste ano haverá, como é evidente, muito mais possibilidades de os professores e os estudantes destas Unidades orgânicas organizarem o ensino-aprendizagem a partir deste material agora adquirido. No entanto, sublinhe-se que, nos próximos 12 meses, o acesso aos milhares de exemplares da coleção HSS da Cambridge University Press e da coleção da Oxford University Press - Oxford Scholarship Online é para toda a Universidade de Coimbra. Os diretores das Faculdades estão convencidos que este é um passo importante na agilização do acesso à bibliografia relevante e atualizada e que, sendo impulsionado pelo momento pandémico que vivemos, corresponde a uma tendência que está em curso.