Bluepharma e UC reeditam farmacopeia de 1805

FARMÁCIA A Bluepharma, em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), acaba de lançar a edição fac-similada da “Pharmacopea chymica, medica, e cirúrgica”, de 1805. É a nona farmacopeia de uma coleção de 10, do espólio da Biblioteca Geral da UC, que em 2014 a farmacêutica de Coimbra se comprometeu a reeditar, ao ritmo de uma publicação por ano.

A apresentação da obra decorreu esta segunda-feira, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral, e esteve a cargo de João Rui Pita, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, contanto ainda com a presença de Paulo Barradas Rebelo, presidente da Bluepharma, João Gouveia Monteiro, diretor da Biblioteca Geral, e de Alexandre Dias Pereira, diretor da Imprensa da UC.

«A “Pharmacopea chymica, medica, e cirurgica” (1805), da autoria do prestigiado e mediático farmacêutico António José de Sousa Pinto, é uma obra marcante na literatura farmacêutica portuguesa, uma farmacopeia moderna e prática, pois valoriza o papel do farmacêutico, que apoia a tarefa do médico e defende a saúde dos doentes», lembra a farmacêutica Bluepharma.

Na cerimónia, Paulo Barradas Rebelo deixou um agradecimento aos que colaboraram na concretização desta «obra notável» de reedição. «Porque respeitamos muito o passado que nos trouxe até aqui, continuamos a trabalhar de forma incansável, no presente, mas sempre com os olhos postos no futuro», declarou.

Nascida há 20 anos em Coimbra, onde mantém a base industrial e de administração, a Blupharma é hoje composta por 20 empresas, emprega mais de 750 pessoas e tem delegações em Angola, Moçambique e Estados Unidos.

O grupo exporta 88% da sua produção e é considerado um dos mais empreendedores e inovadores no setor farmacêutico.

Diário de Coimbra