Cláudia Cavadas, Professora Associada com Agregação da FFUC, nomeada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Cláudia Cavadas, Professora Associada com Agregação da FFUC, foi nomeada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior como delegada nacional no Subgrupo dedicado à Ação 13 da Agenda Política do ERA (Espaço Europeu de Investigação) da Comissão Europeia (Action 13 “Universities for ERA- European Excellence Initiative”)

Em julho de 2021, a Comissão Europeia apresentou uma Recomendação para um Pacto para a I&I (Investigação & Inovação) na Europa cujo objetivo principal foi o de promover uma maior integração das políticas nacionais de I&I na UE com base na definição de princípios e de valores associados a áreas de ação conjunta em combinação com a mobilização de reformas e investimentos nacionais. Em novembro de 2021, esta Recomendação foi aprovada pelo Conselho da UE, juntamente com as respetivas Conclusões sobre a futura governança do Espaço Europeu de Investigação (ERA). O último capítulo destas Conclusões contém uma Agenda Política, que se traduz numa série de ações voluntárias ao nível da União e dos Estados-Membros no contexto das prioridades identificadas no Pacto acima mencionado. Portugal comprometeu-se com todas as Ações, no seguimento de um trabalho preparatório levado a cabo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Agência Nacional de Inovação (ANI). Para a Ação 13 da Agenda Política do ERA 2022-24, dedicada às “Universidades para o ERA (European Excellence Initiative)” e à capacitação das instituições de ensino superior, foi recentemente constituído um Subgrupo com o propósito de coordenar e monitorizar a implementação de atividades relacionadas com esta ação, tendo sido pedido aos Estados-Membros que nomeassem delegados nacionais para o mesmo.

Assim, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entendeu que a Professora Doutora Cláudia Cavadas tinha o perfil adequado para ser nomeada delegada nacional no Subgrupo dedicado à Ação 13 da Agenda Política do ERA da Comissão Europeia.