Guilherme Carréra no Ciclo de Palestras do DEC

14 de fevereiro | 14h30 | Online
10 fevereiro, 2023
© Joana Traub Csekö e Pedro Urano

Guilherme Carréra (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é o convidado deste mês para o Ciclo de Palestras do Doutoramento em Estudos Contemporâneos, integrado nos Eixos do Conhecimento Interdisciplinar, com a comunicação "A estética da ruína no cinema brasileiro contemporâneo".

A sessão decorrerá on-line a partir da plataforma Zoom.

A comunicação "A estética da ruína no cinema brasileiro contemporâneo" tem como objetivo apresentar o trabalho de pesquisa que resultou na monografia "Brazilian Cinema and the Aesthetics of Ruins" (Bloomsbury, 2021). Na publicação, o autor busca investigar estratégias fílmicas empregadas por cineastas na elaboração de imagens de ruínas no contexto brasileiro. Carréra argumenta que tais imagens se referem a um projeto de modernidade que fracassou e que no Brasil ficou marcado pela noção de subdesenvolvimento. A cartografia da ruína proposta no livro engloba Brasília, a capital federal; o Rio de Janeiro, a antiga capital; e os territórios dos povos originários.

Guilherme Carréra é doutor em Cinema pela University of Westminster (Londres, Reino Unido), com financiamento CAPES (Ministério da Educação, Brasil). É autor de "Brazilian Cinema and the Aesthetics of Ruins" (Bloomsbury, 2021), vencedor do Prêmio de Melhor Monografia CEIS20 da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento 2022 (AIM, Portugal). Desde 2019, é Associate Fellow of the Higher Education of the United Kingdom. Foi conferencista convidado nas edições 2019 e 2022 da Brazil Week da University of Oxford. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre investigações estéticas a partir do incêndio no Museu Nacional, com patrocínio do CNPq (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Brasil).